Sobre
Conversas literárias e culturais
O projeto JANELAS PARA O MUNDO nasceu, em meados de dezembro de 2019, de uma demanda da Unibes Cultural que queria incluir na sua programação um Clube de Leitura para o público 60+. A criação e coordenação coube a Marcia Cabral.
Quando estava tudo pronto para o lançamento, veio a pandemia e a iniciativa foi adiada. Como o projeto já estava estruturado, decidimos testá-lo no ambiente virtual, apesar do enorme desafio, pois o público–alvo – seniores acima de 60 anos – não tinha familiaridade com a tecnologia de interação virtual. Essa dificuldade, entretanto, foi rapidamente superada após os participantes aprenderem a utilizar a plataforma Zoom, depois de algumas aulas sobre o assunto.
O foco inicial das conversas literária seria a obra de Clarice Lispector, cujo centenário se comemorou em 2020, mas aos poucos, outros textos e obras de autores nacionais e internacionais foram sendo incluídos nas reuniões do Janelas para o Mundo.
Desde o lançamento, em 14/04/2020 até o momento, o projeto Janelas para o Mundo já realizou mais de 150 conversas literárias (das quais 34 sessões foram realizadas em 2020 e outras 110 em 2021), com a leitura de mais de 130 obras de autores nacionais e estrangeiros com diferentes estilos e gêneros literários. Os encontros são realizados via plataforma virtual Zoom e contam com a presença em média de 25 participantes, mas algumas Janelas possuem um público menor, mas igualmente participativo e fiel.
Hoje contamos com três Janelas semanais: as Clássicas, do Cinema e Expressivas. Todos os meses temos Janelas Especiais – a Conversa Literária na Unibes, que costuma acontecer no último sábado do mês, salvo exceções, e outras Janelas Especiais que acontecem à convite de outros locais. E no mês de Setembro 2023, lançamos as Janelas para a Arte e nova turma das Janelas para a Capacitação.
Conheça nossos facilitadores:
Márcia Cabral é a idealizadora e coordenadora do Janelas para o Mundo. Jornalista, pós-graduada em Marketing , com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais e em Oficinas de Criação e Narração. Consultora de Comunicação e Marketing, atua como mentora de startups e mediadora literária.
Sandra Rodrigues é Bacharel em Filosofia pela USP, instrutora de Yoga e Mediadora Literária. Participou da Oficina do Livro: Amo Minha Idade 60+, das coletâneas “Nos dias em que o mundo parou”, “Focas Experientes”, dos cursos Profissão Repórter 60+ e Lições de Escritores.
Diogo Liguori é administrador e Mestre no Ensino de Espanhol, com pós-graduação em Gerontologia. É mediador literário e atuou como professor de espanhol da USP 60+.
Eurico Palazzo é publicitário e mediador literário, autor do livro “Ficção & Realidade”, e utiliza a literatura em treinamentos corporativos, promovendo Vivências Literárias Significativas para o Desenvolvimento Humano.
Elisa Guedes é pós-graduada em Língua Portuguesa, Linguística e em Teoria Literária e Mestre em Educação. Professora do ensino superior e médio é uma das idealizadoras da Universidade para a Terceira Idade do Centro Universitário de Patos de Minas.
Sueli Mello é jornalista, contadora de histórias e agente do brincar. Pós- graduada na Arte da Narrativa pela Casa Tombada. A afinidade com as palavras e pessoas motivou-a a tornar-se mediadora de leitura do grupo Janelas para o Mundo.
Janelas Clássicas e Expressivas
Monica Reiche é mestre em Psicologia pela USP, pós-graduada em Formação de Escritores pela IVC, professora de língua inglesa há mais de 30 anos, idealizadora de oficinas criativas e escritora.
Janelas para o Cinema
Luiz Roberto Terron é o curador e instrutor do Janelas para o Cinema.
Graduado em Engenharia Química (UFPR), com Mestrado e Doutorado em Engenharia Química e Livre-Docência pela USP, onde atuou como professor até 2008, quando se aposentou. Desde 2009 exerce atividades acadêmicas na USP como Professor Sênior. Apaixonado por Cinema, desde 2006 até o momento, ministra aulas de cinema e música para grupos de terceira idade dentro do programa da pró-reitoria de Universidade de São Paulo, há mais de 15 anos e seu curso é um dos best-sellers da USP 60+, com mais de 120 participantes.